domingo, 17 de maio de 2015

flor saudade

Saudade

A flor chamada popularmente Erva divina, inspirou o poeta português Afonso Lopes Vieira, que mesmo sem saber o seu verdadeiro nome a baptizou de Saudade Flor e fez um poema em sua homenagem, com o título “Pinhal do Rei”, encontrado no livro de sua autoria "Ilhas de Bruma".

A flor Saudade, na realidade é florconhecida como Erva divina, raiz divina, ou ainda como cravo da areia.  Não sei se existe noutras partes do mundo, mas ela é  típica das dunas costeiras e  é encontrada no litoral da região central de Portugal, entre Cascais e o Cabo Mondego.

Esta flor nasce nas dunas, tem um caule comprido e a sua flor de um tom que fica entre o rosa e o lilás é de uma delicadeza impressionante. São dezenas de minúsculas flores perfeitas que em conjunto formam uma flor muito parecida com um cravo.
O poema de Afonso Lopes Vieira fala da flor que nasce perto do mar  e que embeleza a paisagemnostálgica, quando no roxo da tardinha se abre a flor da saudade...

Para melhor perceber o seu significado, nada melhor do que ler o poema de Afonso Lopes Vieira..http://ohpinturas.blogspot.com.br/2012/08/significado-das-flores-saudade.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário